Publicado
2021-11-02
Palabras clave
- Bibliotecas comunitárias,
- Políticas públicas para bibliotecas,
- Formação de bibliotecários.
Resumen
O artigo tem como objetivo elaborar um panorama do trabalho desenvolvido nas bibliotecas comunitárias de São Paulo e propor reflexões sobre a contribuição dos cursos de Biblioteconomia na formação crítica e política de profissionais para a atuação nesses espaços. O estudo tem como base referencial teórico sobre as bibliotecas comunitárias, a função social da Biblioteconomia e as políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca; e coleta de dados sobre três bibliotecas comunitárias da cidade de São Paulo, localizadas em regiões periféricas marcadas por altos índices de vulnerabilidade social. Os resultados confirmam que as bibliotecas comunitárias surgem das necessidades locais resultantes da escassez de políticas públicas culturais, atuam no incentivo à leitura, no desenvolvimento das comunidades e na democratização do acesso à informação e à cultura. Destacase a importância da articulação em redes de bibliotecas, que dão amplitude nacional e local a essas iniciativas. Conclui-se pela necessidade de uma maior aproximação dos cursos de Biblioteconomia com a realidade das bibliotecas comunitárias, buscando questionar e refletir sobre a formação dos bibliotecários para além dos aspectos técnico-administrativos previstos nas estruturas curriculares, de modo a contribuir para a formação leitora, crítica e autônoma do cidadão. Por fim, ressalta-se a necessidade da intensificação do debate acerca desses dispositivos.