v. 18 (2022)
Artigos

Folksonomias na organização e representação do conhecimento: um estudo na literatura da área

Marcos Vinicius Lopes
Universidade Estadual de Londrina
Biografia
Ana Cristina de Albuquerque
Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Biografia

Publicado 10-05-2022

Palavras-chave

  • Folksnomia. Organização do Conhecimento. Organização da Informação. Representação do Conhecimento. Vocabulário Controlado.

Como Citar

Lopes, M. V., & Albuquerque, A. C. de. (2022). Folksonomias na organização e representação do conhecimento: um estudo na literatura da área. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–25. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1566

Resumo

A folksonomia, um fenômeno da Web 2.0, permite aos usuários organizarem o conhecimento de determinado domínio, criando uma representação desse domínio e auxiliando na organização e representação da informação. Sendo uma ferramenta criada de maneira colaborativa pelos usuários, ela pode ajudar a suprir lacunas encontradas em vocabulários controlados utilizados em arquivos, bibliotecas e museus, pois possui aspectos que contribuem e não contribuem com a organização e representação da informação e do conhecimento. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é verificar na literatura brasileira de Ciência da Informação quais os aspectos da folksonomia que contribuem e não contribuem para organização e representação do conhecimento a fim de refletir sobre a possibilidade de seu uso em ambientes controlados. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, com objetivo exploratório e abordagem quanti-qualitativa. Para análise dos dados, foi utilizado o método da Análise de Conteúdo. O universo de pesquisa enfoca as revistas brasileiras da área de comunicação e informação com conceito A1 segundo a CAPES. Os resultados demonstram que o número de aspectos que contribuem são quase o triplo a mais do número de aspectos da folksonomia que não contribuem com a organização e representação da informação e do conhecimento. Assim, para que se aproveitem as suas contribuições em ambientes controlados, foi sugerida a adoção de uma folksonomia assistida por profissionais da informação junto ao uso de vocabulário controlado para aprimorar a organização e recuperação da informação e do conhecimento nesses ambientes mediante a criação de pontos de acesso eficazes.