Vol. 17 (2021)
Artigos

Estratégias de ensino para ações de formação da competência em informação em bibliotecas escolares

Veronica Aparecida dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)
Biografía
Graziela Cervelin
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)
Biografía
Adriana Rosecler Alcará
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biografía

Publicado 2021-03-22

Palabras clave

  • Competência em informação. Estratégias de ensino. Biblioteca escolar.

Cómo citar

Santos, V. A. dos, Cervelin, G., & Alcará, A. R. (2021). Estratégias de ensino para ações de formação da competência em informação em bibliotecas escolares. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–27. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1425

Resumen

Tem como objetivo apresentar estratégias de ensino que podem contribuir para a formação da competência em informação no contexto da biblioteca escolar. Traz uma contextualização da competência em informação em face à relação entre biblioteca e cultura escolar, demonstrando a importância do bibliotecário se apropriar de técnicas de ensino que possam subsidiar a formação para a competência em informação. Pondera sobre a atuação do bibliotecário escolar, evidenciando que lhe falta uma formação que atenda melhor a prática pedagógica, mas por outro lado ressalta as funções educativas exercidas pelo bibliotecário, o caráter educativo de suas ações e como as formas pedagógicas classificadas em elementares e complexas se aplicam na biblioteca. Destaca a importância do trabalho colaborativo entre bibliotecários e professores, que influencia diretamente a formação de habilidades relacionadas à informação. É uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. Conclui que é necessário levar em consideração os objetivos e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes na escolha da estratégia a ser utilizada, dando preferência às metodologias que promovam a participação estudantil no processo de aprendizagem de forma ativa. Evidencia a relevância da integração da competência em informação com o currículo escolar, sem ignorar a contribuição das ações extracurriculares e da educação não formal para o desenvolvimento de todas as dimensões da competência em informação.