Vol. 16 (2020)
Artigos

Vamos conversar sobre a biblioteca escolar do amanhã: o que pensam os estudantes

Antonio de Souza Silva Junior
Universidade Federal de Pernambuco
Maria Gabriela Santos de Miranda
Universidade Federal de Pernambuco

Publicado 2020-11-14

Palabras clave

  • Biblioteca escolar,
  • usuários,
  • escolas estaduais,
  • análise fatorial

Cómo citar

Silva Junior, A. de S., & Miranda, M. G. S. de. (2020). Vamos conversar sobre a biblioteca escolar do amanhã: o que pensam os estudantes. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–21. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1401

Resumen

A biblioteca escolar (BE) é uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem. Tem como objetivo desenvolver e estimular o hábito da leitura, fornecer material de apoio para professores e alunos complementarem os assuntos de sala de aula, propiciando um ambiente de qualidade para que a comunidade escolar possa desenvolver habilidades informacionais. Muitos são os fatores que propiciam que as bibliotecas escolares atinjam estes objetivos. Diante disso, o objetivo desse trabalho é estudar a percepção dos usuários sobre a função das bibliotecas escolares das escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife através da visão dos seus usuários. A pesquisa é de cunho exploratório com uma abordagem quantitativa, o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário online do Google respondido pelos estudantes, onde foi feita uma análise fatorial nos dados colhidos. A biblioteca foi configurada em três grupos, nomeados de: Acervo principal, Acervo auxiliar e Espaços.