Vol. 16 (2020)
Artigos

Mediação cultural e da leitura como estratégia de inclusão social: bibliotecas comunitárias

Maria das Graças Targino
Universidade Federal do Piauí / Universidade Federal da Paraíba
Biografía

Publicado 2020-06-05

Palabras clave

  • Mediação cultural. Mediação da leitura. Leitura. Formação de leitores. Bibliotecas comunitárias.

Cómo citar

Targino, M. das G. (2020). Mediação cultural e da leitura como estratégia de inclusão social: bibliotecas comunitárias. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–17. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1400

Resumen

As bibliotecas são instituições irreversivelmente sociais, a que compete difundir valores que integrem a cultura de nações e povos, o que pressupõe a adoção da mediação cultural, em conceito amplo e em evocação restrita, a mediação da leitura. Não obstante as distinções conceituais que marcam a civilização, a mediação cultural impõe-se como ação educativa essencial ao diálogo de diferentes públicos com novas imagens e novos códigos visuais de consumo seguidos na contemporaneidade. A mediação da leitura incorpora múltiplas práticas para atrair e formar leitores. Ambas – mediação cultural e/ou mediação da leitura – podem estar presentes em qualquer tipo de biblioteca. No caso, objetiva-se alardear a força da biblioteca comunitária como elemento agregador em prol da democratização informacional e da cidadania. Em termos metodológicos, o texto segue a linha de pesquisa qualitativa: seus posicionamentos apreendem a complexidade e as informações obtidas, sem incorporarem necessariamente quantificação. Os resultados das discussões em torno de conceitos, como ação cultural, mediação cultural e e/ou mediação da leitura revelam que os caminhos são amplos e necessariamente adaptáveis à realidade circundante, o que exige do bibliotecário resiliência, como capacidade de adaptação e revisão de sua formação profissional como ator e autor de mudanças sociais.