Arte, memória, informação e deficiência: as bibliotecas de arte e a democratização dos saberes
Publicado 2019-12-24
Palabras clave
- Palavras-chave,
- Bibliotecas de arte,
- deficiência,
- acessibilidade,
- democratização
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Derechos de autor 2019 Lucas Alberto Miranda

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Resumen
A presente pesquisa tem como tema central a discussão sobre acessibilidade em bibliotecas de arte no contexto da deficiência visual. Partindo de uma fortuna crítica sobre a assimilação da deficiência como uma produção social que delimita certos corpos em sua possibilidade de ação no mundo, pesquisaremos como as bibliotecas tem se engajado para diminuir suas barreiras de exclusão e se empenhado em promover inclusão e acessibilidade para pessoas cegas ou com baixa visão. Nesse contexto, discutimos um caminho de produção de inclusão afinado a um movimento de digitalização da cultura que recorre a tecnologias assistivas e recursos cibernéticos para a promoção de acessibilidade e em contrapartida, o delineamento de estratégias de agenciamento coletivo para projetos experimentais de acessibilidades atentos à sigularidade dos corpos e de suas narrativas, resistentes ao pragmatismo tecnológico objetificante de produção de inclusão. Analisando as medidas inclusivas da biblioteca da Universidade Belas Artes e da biblioteca Dorina Nowill, exemplificaremos essa discussão, pensando aplicabilidades dessas estratégias no contexto das bibliotecas de arte. Além disso, discutiremos os resultados das iniciativas e os desafios à frente no campo de estudo do acesso à informação em bibliotecas de arte principalmente no contexto da deficiência visual, pensando como esses espaços podem diminuir desigualdades e democratizar e pluralizar os meios de acessibilidade à informação no cenário contemporâneo.