Informação como evidência e saúde mental: hashtag "cut4zayn" e automutilação juvenil
Publicado 2019-12-24
Palabras clave
- informação-como-coisa,
- hashtag,
- saúde mental,
- consumo,
- interdisciplinaridade.
Cómo citar
Derechos de autor 2019 Gabriel Meneguelli Soella

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Resumen
O presente estudo foi realizado por meio da recuperação de “informação-como-coisa” enquanto “evidência” em Michael Buckland (1991). Foca-se nas evidências de automutilação juvenil decorrente do “fenômeno informativo” da saída de Zayn Malik do grupo musical One Direction. Fenômeno este, agrupado e recuperado por meio da hashtag “Cut4Zayn”. A metodologia consiste no método indiciário de base psicanalítica aplicado à Ciência da Informação por meio de estratégias de triangulação entre Ciência da Informação, Psicanálise e Sociologia. A análise crítica foi realizada por meio de Aldo Barreto (2008) e Tefko Saracevic (2008) em diálogo interdisciplinar com o fetiche da mercadoria em Karl Marx (1996), a psicanálise de Sigmund Freud (1969) e das autoras: Cecília Orsini (2011); Márcia Rodrigues (2013); e Marta Cardoso (2016). As quais, dissertam acerca da dimensão psicossocial empregada para analisar as evidências do fenômeno.