v. 15 n. 3 (2019)
Artigos

A inserção das temáticas africana e afro-brasileira e o ensino de Biblioteconomia: avaliação em instituição de ensino superior de Santa Catarina

Franciéle Carneiro Garcês da Silva
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
Biografia

Publicado 08-09-2019

Palavras-chave

  • Ensino de Biblioteconomia. História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Representações Sociais.

Como Citar

Silva, F. C. G. da. (2019). A inserção das temáticas africana e afro-brasileira e o ensino de Biblioteconomia: avaliação em instituição de ensino superior de Santa Catarina. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(3), 143–182. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1273

Resumo

Esta pesquisa identifica as percepções dos docentes do curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC a respeito da inserção da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na formação do bibliotecário. Como objetivo geral visa compreender a inserção da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na formação do Bibliotecário no curso de Biblioteconomia da Instituição. Como objetivos específicos busca identificar como a temática está representada nos discursos dos docentes do curso e em quais disciplinas da grade curricular a mesma é trabalhada. A fundamentação conceitual apresenta os conceitos sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira e aborda os instrumentos normativos que contemplam a temática. Além disso, trata do ensino de Biblioteconomia no Brasil, bem como, o ensino de Biblioteconomia da UDESC. Na metodologia, em relação à natureza desta pesquisa, esta é considerada como aplicada. Quanto aos objetivos, é considerada exploratória e descritiva e, com relação ao problema, esta é uma pesquisa qualitativa. No que concerne aos procedimentos, esta é uma pesquisa bibliográfica e documental. O universo desta pesquisa é composto por professores colaboradores e efetivos do Departamento de Biblioteconomia da UDESC. Utilizou-se a técnica de análise de discursos, denominada de Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. Para a realização da coleta de discursos deste trabalho, foi usada como instrumento a entrevista semiestruturada e um questionário de caracterização. Como resultado final, apresenta-se alguns pontos relevantes sobre a inserção da temática no curso de Biblioteconomia da UDESC: a importância da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Curso, o currículo do curso e a disciplina sobre a temática, a formação dos docentes e a inclusão da temática na prática docente, o desconhecimento da Lei Federal nº 10.639/2003, o surgimento de outros temas de discussão e as percepções da pesquisadora. Reafirma-se a importância da inserção desta temática não só no ensino de Biblioteconomia, mas também na prática do bibliotecário enquanto profissional, cidadão, mediador e um sujeito atuante na sociedade. Este profissional precisa estar apto a atender todos os tipos de público, conhecer e respeitar a história e a cultura das populações que fazem parte da sociedade brasileira, bem como, contribuir para a promoção da igualdade, da diversidade étnico-racial e a redução de racismos e preconceitos.