v. 6 n. 2 (2010)
Artigos

A relevância dos recursos humanos na gestão do conhecimento

Publicado 29-07-2011

Como Citar

dos Santos, P. C., Masselli, T. M., Viana, M. A. N., Valls, V. M., & Oliveira, R. C. V. (2011). A relevância dos recursos humanos na gestão do conhecimento. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 6(2), 36–55. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/127

Resumo

A relação entre o domínio do conhecimento e os indicadores econômicos de uma empresa e de um país é inequívoca. Empresas voltadas para o desenvolvimento e ampliação do conhecimento de seus funcionários elevam rapidamente o padrão de sua força de trabalho. O papel da área de recursos humanos na gestão do conhecimento é de fundamental importância para a administração de uma organização, para o desenvolvimento de seus colaboradores e, conseqüentemente, para seu próprio sucesso. Não existe gestão do conhecimento (GC) de maneira efetiva se não houver aprendizado individual e organizacional. As empresas não são máquinas, mas organismos vivos. Da mesma maneira como as pessoas, as organizações devem ser capazes de desenvolver um senso de identidade e um propósito fundamental coletivos. Nesse paradigma emergente, cabem às organizações fornecer os recursos adequados (tempo e dinheiro) e criar ambientes que estimulem e promovam valores relacionados ao crescimento pessoal e ao treinamento de seus funcionários.