Vol. 15 (2019): III FIEB Fórum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia
Artigos

Perspectivas empreendedoras dos discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas

Rebeca Holanda
Universidade Federal do Amazonas
Biografía
Jorge Cativo
INPA
Biografía
Daniela Spudeit
UDESC.
Biografía

Publicado 2019-01-10

Palabras clave

  • Empreendedorismo,
  • Biblioteconomia,
  • Mercado de trabalho,
  • Universidade Federal do Amazonas.

Cómo citar

Holanda, R., Cativo, J., & Spudeit, D. (2019). Perspectivas empreendedoras dos discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15, 34–56. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1235

Resumen

Identifica as perspectivas empreendedoras dos alunos do quarto período do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas em relação ao mercado de trabalho. Tem como objetivos específicos: traçar o perfil dos discentes regularmente matriculados no quarto período do Curso de Biblioteconomia da UFAM, conhecer a visão desses acadêmicos em relação ao mercado de trabalho e apresentar as perspectivas empreendedoras do interesse desses futuros profissionais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, tendo como universo os discentes regularmente matriculados no curso de Biblioteconomia. Conclui em relação ao perfil acadêmico, que 70% dos discentes são do sexo feminino, com faixa etária entre 19 e 25 anos, recebendo auxílio financeiro dos pais. Sobre a visão do mercado de trabalho, indica que que apenas 8% efetivamente empreenderão na área ou terão seu próprio negócio, embora 55% dos respondentes não descartarem a possibilidade de empreender na área em algum momento da carreira profissional. Destaca-se que as perspectivas empreendedoras de maior interesse são: a normalização documentária e a contribuição profissional em portais de periódicos e editoras. Espera-se que a partir da pesquisa, os discentes ocupem novos nichos de atuação em detrimento do número cada vez menor de vagas disponíveis em editais de concursos públicos.