Representação da informação noticiosa pelas agências de fact-checking: do acesso à informação ao excesso de informação
Publicado 2019-05-08
Palabras clave
- Ciência da Informação,
- Comunicação,
- Representação da Informação,
- Fact-checking,
- Pós-verdade.
Cómo citar
Derechos de autor 2019 Mayara Karla Dantas da Silva, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Furtado Veloso
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Resumen
Amparadas pelas contribuições teóricas da Ciência da Informação e do campo de estudo da Comunicação, procuramos compreender como o processo de representação da informação noticiosa vem sendo realizado pelas agências de fact-checking no Brasil. Para tanto, aplicamos a análise de conteúdo e identificamos, a partir das duas principais agências do país, a Lupa e a Pública, que o processo ocorre em três etapas: recuperação do rastro digital, checagem dos fatos por fontes e representação temática. Percebemos que os efeitos deste processo se manifestam como um sinal de enfrentamento ao paradoxo emergido na era da informação, marcado pelo acesso à informação e o excesso de desinformação, e que se desdobra num “hiperfluxo” (des/in)formacional, mas também, no “hipofluxo” comunicacional.