v. 15 n. 1 (2019)
Artigos

A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo de Farías, Mercado e Gonzáles (2016)

Fábio Corrêa
Universidade FUMEC
Biografia
Fabrício Ziviani
Universidade FUMEC e UEMG
Biografia
Eric de Paula Ferreira
Universidade FUMEC
Biografia
Renata de Souza França
Universidade FUMEC
Biografia
Jurema Suely de Araujo Nery Ribeiro
Universidade FUMEC
Biografia

Publicado 02-01-2019

Palavras-chave

  • Gestão do Conhecimento,
  • Paradigma holístico,
  • Gestão do Conhecimento holística,
  • Farías,
  • Mercado e Gonzáles,
  • Análise de Conteúdo
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Como Citar

Corrêa, F., Ziviani, F., Ferreira, E. de P., França, R. de S., & Ribeiro, J. S. de A. N. (2019). A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo de Farías, Mercado e Gonzáles (2016). Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(1), 247–264. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1198

Resumo

A Gestão do Conhecimento demanda de modelos que sejam orientados pelo paradigma holístico, emergindo a perspectiva da Gestão do Conhecimento holística. Mediante a fundamentação desta teoria, esta pesquisa se alicerça no objetivo de analisar a aderência do modelo de Farías, Mercado e Gonzáles (2016) à Gestão do Conhecimento holística. Por meio da Análise de Conteúdo, em conjunto com as abordagens qualitativa e quantitativa, o exame do modelo é realizado. Por resultado, o modelo de Farías, Mercado e Gonzáles (2016), proposto para o contexto das Instituições de Ensino Superior, adere parcialmente a Gestão do Conhecimento holística, revelando a necessidade de novas estruturas que abordem essa forma de gestão holisticamente. Desta forma, esta pesquisa contribui por evidenciar que a lacuna de modelos de Gestão do Conhecimento, orientados ao paradigma holístico, ainda é presente e por apresentar uma forma de examinar tais estruturas frente a este paradigma. Assim, análise de outros modelos, seguindo os procedimentos abordados nesta pesquisa, é sugestão de pesquisas futuras, para que seja possível visualizar como o gerenciamento do conhecimento tem sido orientado a esse paradigma, anunciado como uma alternativa para uma gestão totalitária do conhecimento institucional.