v. 15 n. 3 (2019)
Artigos

Presença da disciplina História do Livro nos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil nos anos de 1978 e 2018

Leonardo Gonçalves Silva
Bibliotecário. Mestrando em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).
Biografia
Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira
Professora do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado 08-09-2019

Palavras-chave

  • Ensino de Biblioteconomia,
  • Currículo de Biblioteconomia,
  • História do livro.

Como Citar

Silva, L. G., & Oliveira, L. M. B. de. (2019). Presença da disciplina História do Livro nos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil nos anos de 1978 e 2018. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(3), 49–70. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1187

Resumo

A grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasil é composta tanto por disciplinas técnicas, relativas ao fazer profissional do bibliotecário, como disciplinas de caráter humanístico e cultural. Nessas últimas se insere a História do livro (e das bibliotecas), uma das mais antigas no currículo do curso e de grande importância para a formação do bibliotecário. Partindo deste pressuposto, esta pesquisa realizou um levantamento da presença da disciplina nas grades curriculares dos cursos em dois momentos (1978 e 2018), além de revisão de literatura sobre História do livro e sobre o desenvolvimento do ensino da disciplina nos currículos de Biblioteconomia. Os dados levantados mostraram que nos dois períodos quase todos os cursos possuíam a disciplina em seus currículos, ainda que com diferentes nomes.