A educação patrimonial como instrumento de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural e informacional da Biblioteca Pública Benedito Leite de São Luís, Maranhão
Publicado 2019-05-08
Palabras clave
- Educação Patrimonial,
- Biblioteca Pública Benedito Leite,
- Memória e Cultura.
Cómo citar
Derechos de autor 2019 Mauricio Jose Morais Costa, Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Conceição de Maria Belfort de Carvalho

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Resumen
Análise acerca do papel da Educação Patrimonial como instrumento de proteção, reconhecimento e valorização do acervo da Biblioteca Pública Benedito Leite. Trata de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de fundamentação teórica, a partir de autores como Horta (2004), Nora (1993) e Choay (2006). Caracteriza a Biblioteca Pública Benedito Leite, resgatando sua história, seu acervo e arranjo enquanto instituição patrimonial de São Luís-MA. Evidencia a Educação Patrimonial como metodologia que possibilita a identificação de elementos que explicitam as mudanças ocorridas na percepção individual e coletiva, no patrimonial cultural e no modo de vida das pessoas, cuja preservação e valorização é necessária. Evidencia a necessidade do resgate da relação entre o patrimônio cultural abrigado na BPBL com a sociedade e aos cidadãos, esta materializada em ações de educação patrimonial capazes de despertar não apenas a consciência patrimonial, mas reconstruir a identidade da população maranhense. Reforça a possibilidade de atuação e do trabalho interdisciplinar do profissional bibliotecário, visando a proteção do acervo, cuja preservação é necessária, visando sua difusão para as futuras gerações. Acentua a necessidade da integração entre história, memória e patrimônio cultural como peças fundamentais para a reconstrução da identidade e da consciência patrimonial.