Publicado
2019-01-02
Palabras clave
- Estudos de usuários. Estudos de comunidade. Minorias sociais. Biblioteca Escolar.
Resumen
O presente artigo busca identificar relações dos estudos de comunidade da Escola de Chicago com o olhar da Ciência da Informação para as minorias sociais sob a perspectiva da biblioteca escolar. A fundamentação teórica aborda aspectos referentes aos estudos de comunidade, estudos de usuários, minorias sociais e biblioteca escolar. Neste estudo, as minorias sociais consideradas foram o público LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), negros e indígenas. Discute-se, a partir de referências teóricas e históricas, como estes temas se relacionam e qual a influência dos estudos de usuário dentro do contexto da biblioteca escolar, ambiente este que deve atender um público heterogêneo que precisa se sentir representado pela unidade de informação. Conclui-se que a Ciência da Informação, enquanto área, ainda não está preparada para lidar com tais questões dentro do ambiente da biblioteca escolar. Por fim, a reflexão da importância desses espaços e do olhar do profissional da informação para com essas minorias sociais apresentadas é a principal contribuição deixada por esta pesquisa.