v. 14 (2018): Número especial de 45 anos
Edição Comemorativa de 45 anos

(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil

Gabrielle Francinne de S.C Tanus
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Biografia

Publicado 09-09-2018

Palavras-chave

  • Ensino da Biblioteconomia. Escolas de Biblioteconomia. Formação do bibliotecário. Programas de pós-graduação em Ciência da Informação.

Como Citar

Tanus, G. F. de S. (2018). (Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14, 171–194. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1102

Resumo

No dia 12 de março é comemorado o dia do bibliotecário no Brasil, que foi instituído pelo Decreto nº 84.631, em 1980. Desde então, em todo território nacional festeja-se o exercício dessa profissão regulamentada em 1962. As comemorações são promovidas pelas bibliotecas, associações, conselhos de Biblioteconomia e cursos de formação, os quais se encontram localizados nas cinco regiões brasileiras. Em virtude de outra efeméride, isto é, dos 45 anos do lançamento da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, buscou-se mapear o atual cenário e a trajetória do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Outrora, o percurso do ensino da Biblioteconomia fora retratado por diversos autores, que demonstraram na literatura os acontecimentos ao longo dessa trajetória, bem como as influências das fases comumente conhecidas: modelo francês e o modelo norte-americano. Além disso, objetivou-se demonstrar a partir de uma pesquisa exploratória uma virada mais recente no ensino da Biblioteconomia, a qual está associada ao contexto de criação de novos cursos de Arquivologia e de Museologia, institucionalmente próximos uns dos outros, o que vem contribuindo para a nova fase acadêmico-institucional e para o estreitamento do diálogo entre os campos científicos. Em suma, perpassou-se pelas diversas fases do ensino da Biblioteconomia como também pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, demonstrando como os campos estão interligados, bem como iluminou-se o atual cenário dos programas e dos cursos em funcionamento no país.