v. 14 (2018): Número especial de 45 anos
Edição Comemorativa de 45 anos

A ideia de erudição na formação do pensamento biblioteconômico brasileiro: olhares contemporâneos de bibliotecários atuantes na cidade do Rio de Janeiro

Max Evangelista da Silva
Unirio
Biografia
Gustavo Silva Saldanha
IBICT - UNIRIO
Biografia

Publicado 09-09-2018

Palavras-chave

  • Biblioteconomia. Erudição. Bibliotecário. Ensino Biblioteconômico. Educação em Biblioteconomia.

Como Citar

Silva, M. E. da, & Saldanha, G. S. (2018). A ideia de erudição na formação do pensamento biblioteconômico brasileiro: olhares contemporâneos de bibliotecários atuantes na cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14, 250–276. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1081

Resumo

A questão da erudição é um dos elementos conceituais mais recorrentes na construção do discurso histórico da Biblioteconomia, conformando o imaginário dos intersujeitos que representam o conjunto de atores sociais que vivenciam o campo, como profissionais, docentes e pesquisadores do campo biblioteconômico-informacional. Das formações ditas humanistas à discussão sobre a relação entre cultura e técnica informacionais na contemporaneidade, o sujeito compreendido como erudito integra de mitos de determinação da consciência primária a discussões sobre a formação acadêmica do bibliotecário. O presente trabalho tem como objeto de estudo a relação entre erudição e Biblioteconomia no escopo da formação do bibliotecário brasileiro, analisando-a através de um estudo sobre profissionais contemporâneos. O estudo investigou a posição de tais intersujeitos na atualidade sobre o desenvolvimento cotidiano da noção, a partir do “espelho” do discurso histórico. O processo de pesquisa estabeleceu uma discussão entre o conceito clássico de erudição e a Biblioteconomia na sociedade contemporânea, operacionalizando as noções que compõem o conceito de erudição para as etapas de construção do instrumento de coleta de dados, apresentação do corpus, análise e apreciação. Os resultados permitiram a problematização do conceito no quadro epistemológico-histórico que recontextualiza passado e presente, identificando a repercussão da ideia de erudição ainda vinculada aos domínios semânticos de disciplinas relativas às Humanidades, bem como à formação plural e continuada, em diferentes áreas do conhecimento, por parte do bibliotecário brasileiro, reunindo ainda a “atualização” de um debate social sob a noção clássica de erudição.