Vol. 14 Núm. 3 (2018)
Artigos

A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade

Anna Cristina Brisola
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT- UFRJ).
Biografía
Nathália Lima Romeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT- UFRJ).
Biografía

Publicado 2018-09-28

Palabras clave

  • Competência Crítica em Informação. Ética. Cidadania. Desinformação. Competência em Informação.

Cómo citar

Brisola, A. C., & Romeiro, N. L. (2018). A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(3), 68–87. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1054

Resumen

Este artigo pretende discutir sobre as relações entre a informação e a cidadania a partir de perspectivas da Ética e da Competência Crítica em Informação. Pensar a ética que envolve a informação e extrapola as questões normativas, considerando as relações sociais. Demonstrar a importância do fomento à Competência Crítica em Informação para promover cidadãos éticos participativos, autônomos no exercício de sua cidadania. Reforça a relevância da Competência Crítica em Informação para resistir a desinformação, fake news e boatos, bem como promover um cidadão que, diante da enxurrada de informações, consiga selecionar criticamente aquelas que são importantes para si. Pensar nas dimensões da Competência em Informação, reforçando a importância dos estudos críticos e reflexivos que justificam o uso de Competência Crítica em Informação.