v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

Livro didático: o despertar da memória afetiva

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Livro Didático,
  • Memória,
  • História da escola

Como Citar

Mendes, L., Custódio, M., & Eggert-Steindel, G. (2017). Livro didático: o despertar da memória afetiva. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 932–943. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1043

Resumo

Os livros didáticos são objetos que fazem parte da história e da memória escolar e por estarem presentes em muitos momentos de nossa vida escolar é entendido como um objeto indispensável. Pensando nisso este artigo pretende a partir das discussões entre história e memória despertar a afetividade ao livro didático e a sua materialidade, apontado como pela perspectiva da história cultural tal objeto se mostra empoderado como objeto escolar e criador de sensibilidades, como ele é caracterizado na memória e na história escolar e discutir como os autores lidos o entende. Para tal foi realizado um levantamento bibliográfico de cunho exploratório dentro da temática dos Livros didáticos. Como resultado pode-se perceber que o livro didático é um objeto que apesar de ter uma extensa história, e ser um objeto de grandes significados e poderes é quase invisível quanto sua presença como fonte de estudos sobre sua materialidade, e que essa mesma materialidade pode ser grande evocadora de memórias afetivas diversas. Se entende por fim que é necessário que os professores, pesquisadores, alunos e bibliotecários estejam cientes da importância da preservação e conservação desses livros.