Vol. 4 Núm. 2 (2008)
Artigos

Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância

Jonatan Moreira
Biografía
José Oscar Fontanini de Carvalho
Biografía

Publicado 2009-05-20

Cómo citar

Moreira, J., & Carvalho, J. O. F. de. (2009). Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 4(2), 15–32. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103

Resumen

O novo desafio para a educação em geral, e, em específico para a Educação a Distância, é permitir a emancipação dos indivíduos na sociedade, de modo a conferir-lhes a capacidade de buscar as informações de que necessitam para complementar, continuamente, suas formações. Dentro desta realidade, a utilização da informação digital, suportada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação atualmente disponíveis, multiplica a gama de opções disponibilizadas à Educação a Distância, o que promove mais formas de acesso, mais flexibilidade e maior agilidade para o indivíduo em seu ininterrupto processo de busca da informação desejada. Inserida dentro deste contexto, esta dissertação tem como propósito o estudo das diferentes formas de tratar e gerir a informação em suporte digital, empregados pela Ciência da Informação, que possam ser aplicadas à Educação a Distância. Assim, este trabalho busca estabelecer as possíveis relações existentes entre métodos e técnicas desenvolvidas e/ou empregadas por profissionais da área de Ciência da Informação e os módulos que compõem um modelo de Educação a Distância, objetivando auxiliar e aprimorar o ambiente informacional que dá suporte à Educação a Distância segundo o paradigma informacional.