v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

Relato de experiência do PET Biblioteconomia: um compromisso com o ensino-aprendizagem

Taís Regina Dias Gama Nunes
Universidade Federal do Cariri
Hemerson Soares da Silva
Universidade Federal do Cariri
Aline Fernandes de Mendoça
Universidade Federal do Cariri
Maria Cleide Rodrigues Bernardino
Universidade Federal do Cariri

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Relato de experiência. PET Biblioteconomia. Ensino-aprendizagem.

Como Citar

Dias Gama Nunes, T. R., Soares da Silva, H., Fernandes de Mendoça, A., & Rodrigues Bernardino, M. C. (2017). Relato de experiência do PET Biblioteconomia: um compromisso com o ensino-aprendizagem. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2510–2526. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/991

Resumo

Descreve as ações realizadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Reflete-se sobre a importância do PET no apoio ao ensino-aprendizagem nos eixos de ensino, pesquisa, extensão, no caso da UFCA, o eixo de cultura. Apresenta-se as experiências dos petianos nos projetos: Seminário de Vivências Profissionais (SVP); Grupo de Estudos Sociedades Aprendentes; e Jornal Páginas PET. O SVP proporciona palestras com os bibliotecários que atuam em unidades de informação, possibilitando que os alunos conheçam as práticas profissionais, e volta-se para o eixo de ensino e extensão. O Grupo de Estudo Sociedades Aprendentes oportuniza debates sobre temas diversos da área e está intrinsecamente ligado aos eixos de ensino e pesquisa. O Jornal Páginas PET, possibilita à prática da produção textual e editoração, e ainda permite que a comunidade acadêmica divulgue matérias de temas diversos, desde de indicações de livros, artigos de opinião, relatos de experiência, entre outros.