v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 6 - IV Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação

Processamentos técnicos nas xilogravuras do laboratório de ciência da informação e memória: relato de experiência

Cicera Soares da Silva
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Biografia
Maria Cleide Rodrigues Bernardino
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Biografia
Ariluci Goes Elliott
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Biblioteconomia. Catalogação e indexação. Xilogravuras.

Como Citar

da Silva, C. S., Bernardino, M. C. R., & Elliott, A. G. (2017). Processamentos técnicos nas xilogravuras do laboratório de ciência da informação e memória: relato de experiência. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2218–2230. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/986

Resumo

Apresenta o relato de experiência de monitoria do Programa de Ensino à Docência (PID), realizado no Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM), desenvolvido pelo projeto Prática Bibliotecária na Unidade Curricular de Organização e Tratamento da Informação que envolveu as disciplinas de Representação Descritiva I e II (Catalogação); Representação Temática da Informação (Indexação); Editoração; e Linguagens Documentárias Alfabéticas (Tesauro), cujos processamentos técnicos de catalogação, onde foram aplicados os conhecimentos adquiridos pela utilização do Código de Catalogação Anglo-Saxônico (AACR2), identificando os principais pontos de acesso de representação das xilogravuras e indexação, cuja terminologia obedece aos critérios estabelecidos aos materiais impressos (livros, folhetos e folhas soltas impressas), fazendo uso de uma linguagem controlada, observando os critérios de inserção na Rede Pergamum, foram aplicados nas xilogravuras existentes no acervo do laboratório do LACIM, se constituindo como a metodologia desta pesquisa. As experiências desenvolvidas durante o programa de monitoria, contribuiu para a ampliação do conhecimento adquirido em sala de aula, através das disciplinas ofertadas e ministradas no decorrer da graduação, enfatizando a importância das atividades práticas realizadas nos laboratórios como forma de agregar valores à formação acadêmica durante o processo de busca pelo conhecimento. Conclui-se, reconhecendo a relevância das experiências relativas à monitoria oportunizadas pelo PID, como instrumento somatório à formação acadêmica.