v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem

Márcia Ivo Braz
Universidade Federal de Pernambuco
Biografia
Evanise Souza de Carvalho
Universidade Federal de Pernambuco
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Tratamento Temático da Informação,
  • Ensino de Biblioteconomia,
  • Ações de ensino e extensão.

Como Citar

Braz, M. I., & Carvalho, E. S. de. (2017). Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2496–2509. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975

Resumo

Relacionando as temáticas de tratamento temático da informação e bibliotecas universitárias, o presente trabalho apresenta a descrição das atividades de extensão relativas ao tratamento temático da informação no tocante à análise documentária e representação por meio da Classificação Decimal de Dewey por alunos do curso de Biblioteconomia no âmbito da disciplina Linguagens Documentárias Hierárquicas. Trata-se de um relato de experiência e teve por objetivo demonstrar o panorama das atividades práticas trabalhadas no acervo de doações da Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. As atividades ocorreram durante primeiro semestre do ano de 2015 e contou com a participação de 26 alunos. A avaliação das ações ocorreu através do quantitativo de material tratado, dos índices de aprovação e frequência dos alunos e através da avaliação institucional docente. As principais conclusões foram: práticas integrativas aplicadas ao ensino de disciplinas fundamentais para a formação técnica do bibliotecário são essenciais; a necessidade de dinamizar e possibilitar a utilização do espaço das bibliotecas setoriais pelos alunos; Percebe-se que a integração entre o ensino e o contexto das bibliotecas da própria universidade revela pontos vantajosos para todos os envolvidos, além de estimular parcerias e a satisfação na atuação profissional, o que se exprimiu por meio dos resultados positivos obtidos ao final do projeto.