v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 1 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Formação do Auxiliar de Biblioteca e sua inserção no mercado de trabalho: um estudo sobre o Curso FIC do Pronatec no IFPE em unidades da Capital e Agrícola

Adna Márcia Oliveira de Sena
INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO
Amanda Tavares Silva Lima
Biografia
Ana Lia de Souza Evangelista
Biografia
Andréa Cardoso Castro
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Capacitação profissional,
  • Auxiliar de biblioteca,
  • Pronatec

Como Citar

Sena, A. M. O. de, Lima, A. T. S., Evangelista, A. L. de S., & Castro, A. C. (2017). Formação do Auxiliar de Biblioteca e sua inserção no mercado de trabalho: um estudo sobre o Curso FIC do Pronatec no IFPE em unidades da Capital e Agrícola. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 380–391. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/965

Resumo

Apresenta a oferta da formação técnica na função de Auxiliar de Biblioteca nos moldes dos cursos de Formação Continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) sob a égide da literatura. Objetivou-se formar tecnicamente, através da capacitação profissional, elementos para atuarem como auxiliar de biblioteca nas bibliotecas e unidades de informação dentro e fora do Estado. Metodologicamente, o trabalho trata-se de um relato de experiência, tomando por base os cursos ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Recife e Barreiros nos anos de 2013 e 2014 pelo PRONATEC, utilizando-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa. A oferta do curso destinou-se a públicos distintos, sendo ofertadas duas turmas, uma na capital e outra no interior. Conclui-se que a oferta para o cargo em questão está cada dia mais presente nas necessidades funcionais das instituições, sendo ofertadas vagas desde instituições privadas até em certames públicos, porém, observa-se a ausência de novas turmas pelo PRONATEC no IFPE. Espera-se que mais turmas para a formação de auxiliar de biblioteca sejam ofertadas pelo programa a fim de proporcionar a atuação de pessoas capacitadas especificamente para este fim nas bibliotecas e unidades de informação.