v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

Classificação infantojuvenil: as seções da Biblioteca Rubem Braga

Cíntia Mendes
Prefeitura Municipal de São Paulo
Biografia
Beatriz Cristiane de Araújo
Prefeitura Municipal de São Paulo
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Classificação infantojuvenil,
  • Organização de acervos,
  • Biblioteca escolar,
  • Biblioteca pública,
  • Mediação de leitura.

Como Citar

Mendes, C., & Araújo, B. C. de. (2017). Classificação infantojuvenil: as seções da Biblioteca Rubem Braga. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 761–772. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/923

Resumo

A Biblioteca Rubem Braga, localizada na cidade de São Paulo, é uma das 46 bibliotecas de CEU (Centro Educacional Unificado) da rede municipal de bibliotecas. Trata-se de uma biblioteca pública, aberta a todos os setores da população, mas por estar alocada junto a unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental, atende majoritariamente ao público em idade escolar. Essa biblioteca possui um acervo de cerca de 23 mil livros, incluindo 7 mil obras infantojuvenis, que estão distribuídas em 37 seções infantis e 13 seções juvenis. O método de classificação e organização de obras infantojuvenis por seções trouxe muitos benefícios para os usuários de faixa etária entre 4 e 18 anos, um dos públicos-alvo do projeto, pois faz mais sentido para esse público do que as classificações biblioteconômicas tradicionais. Esta aproximação promove maior autonomia e educação dos usuários, facilitando a localização de livros de seu interesse e acarretando em aumento do uso do acervo.  Além disso, as seções permitem que livros com assuntos semelhantes estejam lado a lado nas estantes, promovendo uma espécie de mediação silenciosa de livros pouco difundidos do acervo.