v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 2 - III Fórum de Biblioteconomia Escolar

Satisfação do bibliotecário de trabalhar em biblioteca escolar

Gleice Pereira
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia
Patricia Nogueira Rodrigues Sobrinho
Bibliotecária da Prefeitura de Vitória Escola EMEF Rita de Cássia Oliveira
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Biblioteca Escolar. Satisfação ou insatisfação no trabalho. Bibliotecário escolar.

Como Citar

Pereira, G., & Rodrigues Sobrinho, P. N. (2017). Satisfação do bibliotecário de trabalhar em biblioteca escolar. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 691–706. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/879

Resumo

RESUMO: O  estudo visa analisar um discurso presente entre alunos finalistas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo, que evidencia certo distanciamento e até insatisfação em relação ao trabalho em bibliotecas escolares, tanto do setor público quanto do privado. Essa questão despertou o interesse em pesquisar com mais profundidade se o discurso apregoado pelos alunos finalistas é uma realidade dos bibliotecários que atuam na área. A hipótese mais provável, em relação a estar satisfeito ou insatisfeito com o trabalho, perpassa questões de baixa remuneração e de falta de reconhecimento por parte dos gestores. Objetiva-se identificar se os bibliotecários estão satisfeitos ou insatisfeitos em trabalhar em bibliotecas escolares, conhecer os incentivos dados a esse profissional no local em que atua e analisar se as funções são desempenhadas de forma semelhante nas escolas públicas e privadas. Buscou-se ouvir a opinião do próprio bibliotecário que trabalha nesse nicho do mercado. Optou-se por um estudo de cunho quantitativo. Para o levantado de dados fez-se visitas in loco às bibliotecas analisadas e como instrumento de coleta de dados foi utilizado o formulário. Das questões impostas aos bibliotecários do setor público e do privado, conclui-se que a insatisfação dos profissionais lotados em instituições públicas tem relação com o salário e a falta de reconhecimento da profissão. Por outro lado, os indivíduos de instituições particulares disseram ter as condições necessárias de trabalho.