v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas

A relevância das mídias sociais para os estudos de usuários em bibliotecas especializadas em saúde

Rubens da Costa Silva Filho
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Biografia
Gonzalo Rubén Alvarez
UFRGS
Leila Morás Silva
UFRGS

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Estudos de usuários. Bibliotecas especializadas em saúde. Mídias Sociais. Facebook.

Como Citar

Silva Filho, R. da C., Alvarez, G. R., & Silva, L. M. (2017). A relevância das mídias sociais para os estudos de usuários em bibliotecas especializadas em saúde. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1090–1105. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/869

Resumo

A evolução tecnológica da Internet e suas ferramentas vêm se propagando em diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, passando pelos tradicionais computadores pessoais, smartphones e smart TVs, contribuindo significativamente para o aumento e transformação do acesso ao conhecimento, a inclusão social por meio da alfabetização tecnológica e a interatividade instantânea. A pesquisa desenvolvida é um estudo de caso sobre a Biblioteca da Escola de Enfermagem (BIBENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com uma proposta exploratória da realidade quanto à abordagem, a pesquisa possui um caráter quali-quantitativo. Utiliza dados disponibilizados pelo instrumento webmétrico do próprio Facebook para levantar evidências sobre o comportamento informacional dos usuários junto à fanpage da unidade de informação. Conclui que a inclusão das mídias sociais nos estudos de usuários potencializa o conhecimento dos  usuários das bibliotecas, traçando seus perfis de forma mais detalhada, identificando necessidades informacionais e compreendendo o comportamento perante a informação divulgada pelas unidades de informação. Estudos de usuários virtuais são importantes ferramentas de gestão para as bibliotecas, pois permitem distinguir com antecipação as demandas informacionais e tecnológicas dos seus usuários, ao mesmo tempo em que permitem direcionar os produtos e serviços oferecidos às necessidades do público, garantindo, dessa maneira, maior eficácia e fidelização.