v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 7 - Comunicação científica, formação do bibliotecário e o ensino de Biblioteconomia

Revista ACB: a divulgação científica no Facebook

Eduardo Silveira
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Priscila Machado Borges Sena
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Evandro Jair Duarte
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Periódico científico. Comunicação científica. Facebook. Revista ACB. Marketing.

Como Citar

Silveira, E., Sena, P. M. B., & Duarte, E. J. (2017). Revista ACB: a divulgação científica no Facebook. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2287–2299. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/863

Resumo

Apresenta-se neste artigo o relato das estratégias de divulgação das publicações da Revista ACB por meio de sua Fanpage no Facebook. O estudo é caracterizado como exploratório descritivo, visto que explora a Fanpage da Revista ACB e descreve os resultados das postagens realizadas. A partir da periodicidade de três fascículos por ano foi atribuído para cada fascículo de 2016 uma estratégia de divulgação diferente, com a finalidade de encontrar a melhor maneira de divulgação para os próximos fascículos. Dessa forma, o processo de divulgação iniciou-se em 17 de agosto de 2016 e foi finalizado em 30 de maio de 2017. Constatou-se que o alcance e ações identificadas ocorreram tanto em temas contemporâneos da área como em temas emergentes, o que certifica a importância da revista para diferentes tendências da área da Biblioteconomia, bem como da Ciência da Informação. Verificou-se que as mídias sociais, neste caso o Facebook, podem contribuir para potencializar a divulgação científica, e por consequência a disseminação da informação e do conhecimento de e para os profissionais atuantes no mercado de trabalho.