v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 10 - V Seminário de Informação e Documentação Jurídicas

Sustentabilidade ambiental e direito de acesso à informação verdadeira: de Estocolmo aos dias atuais

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Sustentabilidade ambiental. Direito à informação. Informação ambiental. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Agenda 2030.

Como Citar

Barros, L. V. (2017). Sustentabilidade ambiental e direito de acesso à informação verdadeira: de Estocolmo aos dias atuais. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2923–2940. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/860

Resumo

Faz uma reflexão sobre a importância do direito de acesso à informação como instrumento de promoção da sustentabilidade ambiental. Tem como objetivo demonstrar o papel do Bibliotecário e das Bibliotecas na organização e disponibilização da informação ambiental como elemento fundamental para a construção de uma consciência cidadã em relação à proteção do meio ambiente e conhecimento da crise planetária vivenciada na contemporaneidade. Utiliza como método a pesquisa bibliográfica e uma breve pesquisa documental na legislação e documentos normativos nacionais e internacionais sobre os temas informação versus sustentabilidade ambiental, tais como Conferência de Estocolmo, Rio 92, Agenda 21, Lei de Acesso à Informação Ambiental, Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei de Acesso à Informação e Agenda 2030. Identifica com uma razoável clareza, em termos de resultados, a possibilidade das contribuições por parte dos profissionais da informação de atuar em diversas frentes no que tange à proteção ambiental, em particular no atingimento de objetivos e metas do Desenvolvimento Sustentável.