v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 1 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A biblioteca como mediadora nas questões sociais: o tráfico de mulheres no Mato Grosso do Sul. No que podemos colaborar?

Lilian Aguilar Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Biografia
Gleibson José da Silva
Biblioteca da Faculdade Imaculada Conceição do Recife
Biografia
Rogério Ferreira Marques
Bibliotecário da UFPB

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Biblioteconomia Social,
  • Tráfico de Pessoas,
  • Mulheres

Como Citar

Teixeira, L. A., da Silva, G. J., & Marques, R. F. (2017). A biblioteca como mediadora nas questões sociais: o tráfico de mulheres no Mato Grosso do Sul. No que podemos colaborar?. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 184–197. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/850

Resumo

A biblioteca deve propiciar sua expansão, buscando realizar o seu papel social, diante da globalização, algumas situações mundiais ficaram mais evidentes, um exemplo é o crime de tráfico de pessoas que submete os seres humanos a diversas formas de exploração, onde suas principais vítimas são mulheres e foi constatado que o Mato Grosso do Sul é o estado em terceiro lugar no Brasil em número de tráfico interno para fins de exploração sexual. A biblioteca pode colaborar sendo o meio de divulgação e local de aperfeiçoamento para a sociedade, buscando realizar atividades em conjunto com órgãos governamentais e com o Programa Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, um projeto de extensão universitária desenvolvido pela UFMS que realiza formações continuadas na área de direitos humanos. Desse modo, busca-se a construção de uma sociedade com mais acesso a informação sobre a temática, rompendo com o modelo convencional da biblioteca fornecedora de informações físicas e buscando contribuir com um dos objetivos da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável, que é eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.