v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 4 - Bibliotecas para Todos

Mediação da Leitura: contribuições do Terceiro Setor por meio da formação de leitores na rede leitora “Ler pra Valer” no bairro Coroadinho em São Luís - MA

Mauricio Jose Morais Costa
Universidade Federal do Maranhão
Biografia
Irajayna de Sousa Lage Lobão
Universidade do Estado de Santa Catarina
Biografia
Anna Caroline Correa Mendes
Faculdade do Maranhão
Biografia
Synara de Azevedo Ferreira
Universidade Federal do Maranhão
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Rede Leitora Ler pra Valer,
  • Mediação de Leitura,
  • Inclusão Social,
  • Comunidade do Coroadinho – São Luís.

Como Citar

Morais Costa, M. J., Lage Lobão, I. de S., Correa Mendes, A. C., & Ferreira, S. de A. (2017). Mediação da Leitura: contribuições do Terceiro Setor por meio da formação de leitores na rede leitora “Ler pra Valer” no bairro Coroadinho em São Luís - MA. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 1647–1668. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/839

Resumo

Estudo acerca das contribuições do Terceiro Setor e da Rede Leitora “Ler pra Valer” na formação de leitores na comunidade do Coroadinho em São Luís, Maranhão. Visa compreender de que forma e por meio de quais ações a Rede Leitora “Ler pra Valer” tem atuado no incentivo à leitura e mudança social na comunidade do Coroadinho em São Luís. Trata de um estudo exploratório e descritivo, que utiliza da pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de discussão. Discorre a importância da leitura como instrumento de inclusão social. Destaca a importância da mediação da leitora no incentivo ao hábito de leitura. Relata a existência e relevância das instituições do Terceiro Setor em especial a Rede Leitora “Ler pra Valer” como veículo capaz de minimizar desigualdades sociais por meio de suas ações na comunidade do Coroadinho em São Luís do Maranhão. Destaca ações desenvolvidas pela Rede Leitora “Ler pra Valer” na comunidade do Coroadinho,. Finaliza acentuando que, as ações realizadas pela Rede Leitora na comunidade do Coroadinho, potencializam a educação dos indivíduos, tornando-os cidadãos na mais perfeita denominação de integração social, uma vez que as atividades desenvolvidas proporcionam uma forma dinâmica de aprendizagem, aprendizagem esta não formal, mas cultural, cidadã e integradora.