Vol. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 1 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O tema "vulnerabilidade" no Portal BU-UFSC: subsídios para a construção de um conceito de vulnerabilidade em informação no âmbito da competência em informação

Mayara Lacerda Leal
Universidade Federal de Santa Catarina
Bio
Elizete Vieira Vitorino
Universidade Federal de Santa Catarina
Bio
Eliane Rodrigues Mota Orelo
Universidade Federal de Santa Catarina
Bio
Ana Cláudia Perpétuo de Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
Bio
Djuli Machado De Lucca
Universidade Federal de Santa Catarina
Bio

Published 2017-12-23

Keywords

  • Competência em informação. Vulnerabilidade. Vulnerabilidade em informação.

How to Cite

Leal, M. L., Vitorino, E. V., Orelo, E. R. M., Oliveira, A. C. P. de, & De Lucca, D. M. (2017). O tema "vulnerabilidade" no Portal BU-UFSC: subsídios para a construção de um conceito de vulnerabilidade em informação no âmbito da competência em informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 53–80. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/816

Abstract

O tema da vulnerabilidade tem sido citado repetidas vezes na literatura. As chamadas populações vulneráveis são apresentadas em documentos internacionais e também brasileiros. Este trabalho trata da busca dos temas “vulnerabilidade” e “vulnerabilidade em informação”, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação vinculado à temática da competência em informação. A exploração foi realizada no Portal BU-UFSC, que é disponibilizada on-line, pela Universidade Federal de Santa Catarina. A abordagem da pesquisa é qualitativa, a pesquisa é exploratória e bibliográfica dos referidos temas. A amplitude de usos do tema “vulnerabilidade”, proporcionou a visualização de variadas faces de aplicabilidade do termo nos diversos campos de conhecimento e exploração para questionamentos naturais, de risco, sociais, socioeconômicos, no âmbito profissional e também psicológico, mas também aspectos ligados a tratamentos de saúde e bem-estar familiar. Abriu-se um leque de conhecimento de conceitos, ao realizar um trabalho que uniu duas temáticas relevantes à profissão bibliotecária.