Redes de colaboração científica nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Estado de São Paulo: interseções entre graduação e pós-graduação
Published 2017-09-26
Keywords
- Ensino,
- Biblioteconomia,
- Produção científica,
- produção docente
How to Cite
Copyright (c) 2017 Fernanda Ferreira da Silva, Asa Fujino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Abstract
A pesquisa visa traçar panorama sobre as redes de colaboração científica de professores dos cursos de Biblioteconomia de Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo e analisar as interseções entre a produção e comunicação científica dos docentes vinculados apenas a cursos de graduação e aqueles vinculados à programas de pós-graduação. Tem como objetivo específico identificar o lócus de divulgação e discussão prioritários dos docentes para analisar como se constituem as redes de colaboração, partindo do pressuposto que as redes de colaboração e de divulgação dos docentes não vinculados à pós-graduação são diferentes daquelas propiciadas pelos fóruns de discussões da pesquisa na pós-graduação e representam potencial importante de produção de conhecimento das características do mundo do trabalho para a formação dos futuros profissionais bibliotecários. A pesquisa é baseada na metodologia de análise de redes sociais (ARS) e serão identificadas as redes de coautoria, analisando os diversos níveis de agregação e a formação de cluster. Foram selecionados os docentes ativos dos oito cursos de graduação em Biblioteconomia e quatro cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo três na área de conhecimento "Ciência da Informação" e um na área interdisciplinar, mas com fortes relações com a Ciência da Informação do Estado de São Paulo, devido à representatividade do Estado no universo brasileiro de cursos de Biblioteconomia e cursos de pós-graduação na área. O período analisado (2010-2016) inclui dois períodos de avaliação dos programas de pós-graduação pela CAPES: a trienal 2010-2012 e a quadrienal 2013-2016 com o objetivo de verificar a evolução da produção ao longo do período.