v. 13 (2017): VI Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação do PPGCI/ECA/USP
Estudos epistemológicos da informação

A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica

Thulio Pereira Dias Gomes
Universidade Federal Fluminense
Biografia
Marilda Lopes Ginez de Lara
Universidade de São Paulo
Biografia

Publicado 26-09-2017

Palavras-chave

  • Documento,
  • Diversidade cultural,
  • Sociedade da informação.

Como Citar

Gomes, T. P. D., & Lara, M. L. G. de. (2017). A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13(Esp.), 3–9. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/744

Resumo

Apresenta questões para uma expansão da noção de documento numa perspectiva cosmopolítica. Assume como objetivo principal indicar alternativas à tradicional noção de documento presente na documentação. Como objetos específicos, almeja situar a noção de documento na cultura ocidental e levantar possibilidades de expansão dessa noção numa perspectiva cosmopolítica. Discute a necessidade de pensar, de reconhecer e de desenvolver outras lógicas na intenção de renovar o pensamento hegemônico. Expõe o rizoma e a coreografia como alternativas ao pensamento ocidental. Levanta possibilidades dessas imagens do pensamento contribuírem para a expansão da noção de documento. Questiona o posicionamento da ciência da informação frente à diversidade cultural no contexto de uma sociedade da informação heterogênea. Conclui que a expansão da noção de documento, por sua centralidade na ciência da informação, é uma das formas de rever e propor alternativas aos caminhos hoje hegemônicos. A revisitação da noção de documento poderá contribuir para a radicalização da democracia na medida em que permitir o reconhecimento de regimes informacionais de grupos desfavorecidos e oprimidos, de maneira a trazer a oportunidades destes reivindicarem seu espaço dentro da sociedade da informação e do conhecimento. A expansão da noção de documento é uma forma de ampliar o escopo de atuação da ciência da informação.