v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
Abordagem Teórica e Interlocuções da MIL

A contribuição das pesquisas em competências infocomunicacionais ao conceito de Media and Information Literacy

Jussara Borges
Universidade Federal da Bahia
Biografia

Publicado 29-01-2017

Palavras-chave

  • Competências Infocomunicacionais. Media and Information Literacy. Competência em Informação. Competência em Comunicação. Metaliteracy

Como Citar

Borges, J. (2017). A contribuição das pesquisas em competências infocomunicacionais ao conceito de Media and Information Literacy. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 27–46. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/667

Resumo

Uma sociedade baseada no conhecimento é demandante de competências infocomunicacionais, como a criticidade perante conteúdos e fontes e a capacidade de relacionar-se com indivíduos que podem estar física e culturalmente distantes. Com a perspectiva de contribuir com a delimitação do conceito de Media and Information Literacy (MIL) na contemporaneidade foram alargadas as lentes de observação para incluir essas competências, especialmente no aspecto da comunicação, além de duas abordagens que podem trazer uma contribuição efetiva: a new media literacy e a metaliteracy. Assim, os objetivos deste artigo podem ser sumarizados em três: 1) evidenciar a inserção da competência em comunicação no escopo de Media and Information Literacy (MIL); 2) apresentar os elementos constituintes das competências infocomunicacionais; 3) demonstrar a pertinência da metaliteracy para avançar na compreensão das competências requisitadas para participar socialmente. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma discussão teórica que busca avançar na delimitação e elementos constituintes do conceito de MIL. Conclui-se que ao mesmo tempo que as competências inerentes a MIL se mantêm fundamentais, novas competências ligadas a um contexto mais participativo na produção e compartilhamento de informação têm emergido