v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
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Humanismo e tecnologia na perspectiva da competência informacional e midiática

Aida Varela Varela
Universidade Federal da Bahia
Biografia
Marilene Lobo Abreu Barbosa
Universidade Federal da Bahia
Biografia
Maria Giovanna Guedes Farias
Universidade Federal do Ceará
Biografia

Publicado 29-01-2017

Palavras-chave

  • Competência informacional. Competência midiática. Massmedia. Leitura-Proficiência. Humanismo

Como Citar

Varela, A. V., Barbosa, M. L. A., & Farias, M. G. G. (2017). Humanismo e tecnologia na perspectiva da competência informacional e midiática. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 280–300. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/666

Resumo

O artigo contextualiza os avanços tecnológicos no âmbito da informação e comunicação na sociedade contemporânea, com ênfase nos novos recursos tecnológicos dos massmedia e sua apropriação pelo sujeito social, destacando-se o cenário brasileiro. Diante do exposto, objetivou-se, neste trabalho, refletir sobre as contradições entre a organização complexa do conhecimento, considerando os vários formatos e estruturas, proporcionados pela massmedia e a falta de proficiência do indivíduo para compreender, apropriar-se e transformar o conhecimento. Apresentam-se alguns resultados de estudos desenvolvidos sobre o tema em questão, por membros do grupo de pesquisa Ciência da Informação: Cognição, Mediação e Construção do Conhecimento (COGNICIC), no período de 2010 a 2015. Os resultados de pesquisa evidenciaram que professores e alunos demonstraram não ter atingido o nível satisfatório de domínio de habilidades e competências digitais e informacionais necessárias ao seu manejo, gestão e uso reflexivo no ambiente escolar e na sociedade; e, ainda, que problemas gerenciais e a falta de estrutura da escola e dos laboratórios multimídias vêm dificultando o processo de incorporação de tecnologias na sala de aula e de capacitação de professores como multiplicadores. Tais resultados reiteram o argumento defendido pelo grupo COGNICIC de que o desenvolvimento de competências e habilidades em leitura é pré-requisito para o acesso e participação nas redes colaborativas de construção do conhecimento. Em tese, a superação deste quadro de defasagem ocorrerá, caso sejam concebidos e executados projetos pedagógicos, que potencializem a formação de sujeitos críticos, criativos e protagonistas de sua autonomia