Abstract
Este artigo apresenta, através das concepções pedagógicas que embasam a construção da prática a construção da prática técnico-biblioteconômica, uma metodologia para o desenvolvimento da rede de bibliotecas escolares digitais (BEDNet) no ensino público, com ênfase no ensino fundamental. Tem como objetivo, capacitar os professores gestores na formação dos alunos e aproveitamento de seus trabalhos para a constituição do acervo escolar digital pela rede Internet. O projeto enfoca a atuação do bibliotecário-pesquisador, como um elemento articulador nas ações técnicas demonstrando que as funções cabíveis apenas no recinto de uma biblioteca poderão ser compartilhadas com outros profissionais para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. Levantam-se características do trabalho bibliotecário nas escolas ao identificar os referenciais téorico-metodológicos, firmado no compromisso da construção de uma biblioteca digital escolar com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e ao mesmo tempo usando-a como instrumento construtivista em sala de aula. Analisa as concepções pedagógicas sobre o trabalho biblioteconômico com interface de auxiliar o professor e tornar o aluno capaz e livre para interferir no processo de sua aprendizagem, proporcionando ao aluno, um melhor rendimento em sala de aula, estimulada pela metodologia aplicada para o desenvolvimento e a construção da BED como modelo padrão nas escolas, tendo em algumas escolas a carência de formação do acervo tradicional, e possivelmente a BEDNet (Rede de Bibliotecas Escolares Digitais) suprirá essa necessidade.