v. 13 n. 2 (2017)
Artigos

Fluxo de informação em desastres naturais: os quatro desafios para as ações de resposta

Daniel Cardoso
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN)
Adilson Luiz Pinto
Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia

Publicado 02-12-2017

Palavras-chave

  • Fluxo de informação,
  • Desastres naturais,
  • Precisão da informação,
  • Volume de informação,
  • Colapso na estrutura de tecnologia e comunicação,
  • Confiança entre as organizações.
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

Cardoso, D., & Pinto, A. L. (2017). Fluxo de informação em desastres naturais: os quatro desafios para as ações de resposta. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13(2), 98–115. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/562

Resumo

Objetivos: A informação é considerada matéria-prima básica para organizar as ações de resposta a desastres naturais. Sem a informação fluindo de maneira adequada, os gestores e agentes envolvidos nos trabalhos perdem eficiência e não conseguem se organizar da melhor maneira. Este estudo analisou quais são os principais desafios para o fluxo de informação durante os momentos de resposta a desatres naturais.

Metodologia: A partir de uma revisão de literatura na Web of Science (1994 até 2014), selecionou-se 17 textos que se enquadravam ao escopo deste estudo.

Resultados: O estudo destacou quatro desafios que impedem a informação de fluir livremente: Precisão da informação; Volume de informação; Colapso na estrutura de tecnologia e comunicação; Confiança entre as organizações.

Conclusão: As principais recomendações propostas neste artigo para facilitar o fluxo de informação são: (i) tratar a informação como matéria-prima fundamental para o planejamento e execução das ações; (ii) criar “filtros” e procedimentos para detectar erros, boatos e impreciões nas informações, priorizando as mais importantes e; (iii) utilizar comunicações via satélite ou rádio amador para evitar quebra no sistema de comunicação.