Vol. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD
Artigos CBBD 2015

Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores

Jorge Santa Anna
Universidade Federal do Espírito Santo
Bio
Maria Aparecida de Mesquita Calmon
Universidade Federal do Espírito Santo
Bio
Suelen de Oliveira Campos
Universidade Federal do Espírito Santo
Bio

Published 2016-05-04

Keywords

  • Fontes impressas e digitais,
  • Leitor,
  • Práticas de Leitura,
  • Biblioteconomia-formação de leitores.

How to Cite

Santa Anna, J., Calmon, M. A. de M., & Campos, S. de O. (2016). Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11, 295–313. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/511

Abstract

A leitura constitui uma das atividades frequentemente realizadas em bibliotecas, mas que, na maioria das vezes, manifesta-se como um processo dinâmico, subjetivo, plural e complexo. Este estudo objetiva analisar as diferentes estratégias de pesquisa com foco nas técnicas de leitura e suas interferências na formação dos leitores. Para tanto, reflete a relação existente entre suportes de informação e o processo de leitura; demonstra o papel da biblioteca na formação de diferenciados leitores e, por fim, investiga as interferências dos suportes de informação quanto ao processo de pesquisa e leitura realizada em uma biblioteca de pesquisa. Através de estudo aplicado em campo, constatou-se que, em linhas gerais, os suportes de informação interferem no perfil do leitor, de modo que eles adotam diferentes técnicas e estratégias de leitura. No que se refere às relações do leitor com os suportes utilizados durante a leitura, os resultados apontaram o leitor de fontes impressas como um leitor contemplativo, enquanto que o leitor de fontes digitais assemelha-se ao perfil de leitor imersivo. No que se refere às relações dos leitores com o processo de leitura, inferiu-se que o leitor de fontes impressas realiza leitura intensiva, enquanto o leitor de fontes digitais realiza leitura extensiva.