v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD
Artigos CBBD 2015

Concursos públicos em biblioteconomia: estudo do Curso de Biblioteconomia da Ufam em relação a provas aplicadas no Amazonas.

Priscila Pessoa Simoes
Instituto Federal do Amazonas

Publicado 04-05-2016

Palavras-chave

  • Mercado de trabalho,
  • Concurso Público,
  • Ensino-Biblioteconomia

Como Citar

Simoes, P. P., & Marquez, S. O. M. (2016). Concursos públicos em biblioteconomia: estudo do Curso de Biblioteconomia da Ufam em relação a provas aplicadas no Amazonas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11, 255–274. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/509

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que compara os conteúdos da estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas em relação às provas de concursos públicos da área aplicadas entre 2010 e 2013 no estado do Amazonas. Para isso, tem como objetivo geral avaliar conteúdos da estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas em relação às provas de concursos públicos. Para o alcance do objetivo geral da pesquisa, estabeleceu-se como objetivos específicos: examinar conteúdos programáticos da estrutura curricular do Curso de biblioteconomia da Ufam; identificar as provas de concursos na área de Biblioteconomia ocorridas do ano de 2010 a 2013 no Estado do Amazonas; estabelecer semelhanças e diferenças entre os conteúdos da estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da Ufam e das provas desse período. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratório-descritivos, que utilizou o método de procedimento comparativo e técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Conclui que a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia está consideravelmente adequada ao que tem sido cobrado em provas de concursos públicos da área. Porém, cabe reavaliar a importância dos assuntos não abrangidos pela estrutura para uma formação compatível com as características do mercado de trabalho atual.