v. 13 n. 2 (2017)
Artigos

Relações entre a oralidade e a escrita com a literatura clássica infantil na construção da realidade social

Ana Claudia Perpétuo de Oliveira da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Daniella Camara Pizarro
Universidade do Estado de Santa Catarina
Biografia
Clarice Fortkamp Caldin
Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia

Publicado 02-12-2017

Palavras-chave

  • Literatura clássica infantil. Construcionismo social. Oralidade. Escrita. Mudanças sociais.

Como Citar

Silva, A. C. P. de O. da, Pizarro, D. C., & Caldin, C. F. (2017). Relações entre a oralidade e a escrita com a literatura clássica infantil na construção da realidade social. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13(2), 13–30. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/430

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre possíveis relações entre as sociedades baseadas na oralidade e na escrita com a literatura clássica infantil, mediante alicerce da sociologia do conhecimento, mais especificamente, o construcionismo social. Utiliza como referencial teórico para articular esta reflexão, autores adeptos da corrente fenomenológica da sociologia do conhecimento. Esboça a oralidade e a escrita e as sociedades atreladas a estas realidades, com foco no conhecimento da realidade da vida cotidiana. Elucida a literatura clássica infantil, diferindo-a, nos períodos em que predominaram oralidade e escrita. Traça relações entre a busca do homem pela compreensão e organização das coisas do mundo da vida com esta manifestação cultural que é a literatura clássica infantil, bem como o caráter relacional desta busca. Conclui que é possível a partir destes mecanismos culturais artísticos, reveladores de valores, a busca por conhecimento, interação, ação e inovação.