v. 11 n. 1 (2015)
Artigos

Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces

Jorge Santa Anna
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia
Poliana Silva Siqueira
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia
Meri Nadia Marques Gerlin
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia

Publicado 15-07-2015

Palavras-chave

  • Tecnologia da informação. Bibliotecas universitárias. Serviço de referência presencial. Serviço de referência virtual. Bibliotecas híbridas.

Como Citar

Santa Anna, J., Siqueira, P. S., & Gerlin, M. N. M. (2015). Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11(1), 20–40. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/304

Resumo

Analisa e discute o serviço de referência em bibliotecas universitárias, considerando os reflexos que a utilização da tecnologia de informação proporciona a esse tipo de serviço, sem desconsiderar os métodos tradicionais propostos pela entrevista de referência. Para alcançar aquilo que está sendo proposto, recorreu-se a um levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como ao processo de observação do trabalho que é realizado pelos bibliotecários em uma biblioteca universitária, tendo a Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo como espaço de investigação. Por meio deste estudo foi possível confirmar, a priori, que, embora a referência presencial ainda prevaleça, esforços já vêm sendo empenhados na consolidação de espaços híbridos, atendendo a plenitude das necessidades demandadas.