Vol. 21 (2025)
Melhores Trabalhos do CBBD 2024

Práticas de leitura e letramento informacional no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, Bahia (FLIFS)

Mariclei dos Santos Horta
Instituto Federal da Bahia
Bio
Luciana Candida da Silva
Universidade Federal de Goiás
Bio

Published 2025-05-27

Keywords

  • Information literacy,
  • Reading practices,
  • Literary and Cultural Festival of Feira de Santana, Bahia

How to Cite

dos Santos Horta, M., & Candida da Silva, L. (2025). Práticas de leitura e letramento informacional no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, Bahia (FLIFS). Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 21, 1–22. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2118

Abstract

This article aims to analyze the impact of reading practices promoted by the Feira de Santana Literary and Cultural Festival (FLIFS) based on the experiences of students at the Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Feira de Santana, Bahia. As for the research typology, it is characterized as basic and qualitative. An electronic questionnaire was applied, adopted as a data collection instrument, and content analysis was used. The sample was made up of integrated high school students who had some participation in the Festival, whether as monitors or visitors. Data analysis showed which reading practices occurred during FLIFS, and how students felt more attracted to reading and literature after visiting the event. The reports also demonstrated the benefits that reading has in the students' perception, the importance of distributing book vouchers to purchase works, and contact with local writers and other literary genres. It is suggested from this research, the implementation of Information Literacy practices in schools as soon as possible, the development of joint work between teachers and librarians, in addition to more studies on book fairs and literary festivals and their role in developing a taste for reading, as well as the presence of librarian people in these spaces.

References

  1. ABREU, Marcia. Diferentes formas de ler. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais... Campo Grande: INTERCOM, 2001. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm. Acesso em: 12 maio 2024.
  2. AZEVEDO, Kelly Rita de; OGÉCIME, Mardochée. O papel do bibliotecário como mediador da informação na busca pelo letramento informacional. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 1-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8654473. Acesso em: 12 maio. 2024.
  3. BAHIA (Estado). Experiências das feiras literárias da Bahia são apresentadas durante evento, em Cuba. Notícias, Salvador: Governo do Estado, 2024. Disponível em: https://educadores.educacao.ba.gov.br/noticias/experiencias-das-feiras-literarias-da-bahia-sao-apresentadas-durante-evento-em-cuba#:~:text=Feiras%20baianas%20%2D%20Dentre%20as%20feiras,Real%3B%20Feira%20Liter%C3%A1ria%20e%20Cultural. Acesso em: 6 maio 2024.
  4. BAHIA (Estado). Diretoria do livro e da leitura. Eventos literários. Salvador: Governo do Estado, Fundação Pedro Calmon, 2023. Disponível em: http://www.fpc.ba.gov.br/livro-e-leitura-incentivo-a-leitura-eventos-literarios/. Acesso em: 6 maio 2024.
  5. BRASIL. Lei 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 07 jan. 2025.
  6. CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
  7. CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. São Paulo: Pulo do gato, 2011.
  8. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 12 maio 2024.
  9. FERNANDES, L. Bahia tem cerca de 30 festas literárias em um ano. Jornal Correio, Salvador, 9 nov. 2019. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/correio24horas/entretenimento/bahia-tem-cerca-de-30-festas-literarias-em-um-ano-1119. Acesso em: 6 maio 2024.
  10. FESTIVAL LITERÁRIO E CULTURAL DE FEIRA DE SANTANA (FLIFS). Edições anteriores. Feira de Santana, 2019. Disponível em: https://flifsoficial.uefs.br/#edicoes. Acesso em: 6 maio 2024.
  11. FONTELLES, Mauro José; SIMÕES, Marilda Garcia.; FARIAS, Samantha Hasegawa; FONTELLES, Renata Garcia Simões. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. [S.l.]: Cercomp, 2008. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/365/o/METODOLOGIA_DA_PESQUISA_CIENT%C3%8DFICA__DIRETRIZES_PARA_A_ELABORA%C3%87%C3%83O_DE_UM_PROTOCOLO_DE_PESQUISA.pdf. Acesso em: 4 ago. 2024
  12. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32.ed. São Paulo: Cortez, 1996.
  13. FIOCRUZ. Metodologia da pesquisa científica. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em:
  14. https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/rea/metodologia-pesquisa-cientifica/aula2.html
  15. Acesso em: 04 ago. 2024
  16. GALLIAN, Dante. A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. São Paulo: Martin Claret, 2017.
  17. GASQUE, Kelley Cristine. Letramento Informacional. Brasília, 2012b. 1 vídeo (10 min.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bG5pB7h5sy0 Acesso em: 6 maio 2024.
  18. GASQUE, Kelley Cristine. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2012a. Disponível em: http://www.rlbea.unb.br/jspui/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 6 maio 2024.
  19. GASQUE, Kelley Cristine. Manual do letramento informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2020.
  20. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
  21. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  22. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  23. HORELLOU-LAFARGE, Chantal.; SEGRÉ, Monique. Sociologia da leitura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2010.
  24. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade: Brasil / Bahia / Feira de Santana: panorama: população. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/feira-de-santana/historico. Acesso em: 17 set. 2023.
  25. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.
  26. LIMA, Eliana Carlota M. M.; FALCÃO, R. F. Feira do Livro: uma ação interinstitucional a favor da formação da comunidade leitora. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCADORES DO NORTE E NORDESTE, 19., 2009, João Pessoa, 2009 (Manuscrito)..
  27. LIMA, Eliana Carlota M. M.; NOBRE, G. S. O.; FALCÃO, R. F. Feira do livro: uma ação interinstitucional a favor da formação da comunidade leitora, [2010] (Manuscrito).
  28. MARCONI, Marina.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico.7.ed. São Paulo: Atlas, 2015.
  29. PACHECO, Vitória. Há futuro para a leitura no Brasil? Em meio ao aumento do uso de internet e das redes sociais, os livros perderam a atratividade entre os brasileiros. Mas o futuro pode estar nas bibliotecas comunitárias. Sextante, Porto Alegre, n. 27, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/sextante/ha-futuro-para-a-leitura-no-brasil/. Acesso em: 09 jun. 2024.
  30. JOÃO PAULO. Bahia internacionaliza feiras e festas literárias na África. Bahia econômica, [Salvador], 25 jul. 2023. Disponível em: https://bahiaeconomica.com.br/wp/2023/07/25/bahia-internacionaliza-feiras-e-festas-literarias-na-africa/. Acesso em: 6 maio 2024.
  31. PLANO Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PTDRSS do Portal do Sertão. Feira de Santana: [s.n.], 2017. Disponível em: https://www.seplan.ba.gov.br/wp-content/uploads/PTDS_do_Portal_do_Sertao.pdf. Acesso em: 17 set. 2023.
  32. REIS, Juliani Menezes dos; ROZADOS, Helen Beatriz Frota. O livro digital: histórico, definições, vantagens e desvantagens. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., Manaus, 2016. Anais... Manaus, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/151235/001009111.pdf. Acesso em: 31 dez. 2024.
  33. RETRATOS da leitura no Brasil: 5ª edição. São Paulo: Instituto Pró-livro, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/as-pesquisas-2/. Acesso em: jun. 2024
  34. SAMPAIO, Ana Martha Machado; SANTANA, Isabel Cristina Nascimento. A biblioteca setorial Monteiro Lobato vai a feira do livro: projeto de incentivo à leitura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 26., 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: Febab, 2015. Disponível em: http://repositorio.febab.libertar.org/files/original/19/1389/Trab14400205420150602_000000.pdf Acesso em: 5 jan. 2025.
  35. SOUSA, Maria Ester Vieira de. As feiras literárias, o livro e o leitor: “plumas emaranhadas”. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 19, Número Especial FLIC, 2019. Disponível em: https://ch.revistas.ufcg.edu.br/index.php/Leia/article/view/1427. Acesso em: 21 abr. 2024.
  36. SOUZA, Elisabete Gonçalves de; SANTOS, Vinicius Ribeiro Soares dos; MAFRA, Hugo Figueiredo. Biblioteca escolar, mediação e letramento informacional. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 2, p. 600-616, 2021. DOI: 10.26512/rici.v14.n2.2021.31670. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/31670. Acesso em: 12 maio 2024.
  37. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS). Quem Somos. Feira de Santana, [1995]. Disponível em: https://cuca.uefs.br/quem-somos/. Acesso em: 06 maio 2024.
  38. VERSIANI, Daniela B.; YUNES, Eliana; CARVALHO, Gilda. Manual de reflexões sobre boas práticas de leitura. São Paulo: UNESP, 2012.