Vol. 19 (2023): Jubileu de ouro
Artigos

Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil

Raphaella Regis Botelho Serra
Faculdade da Amazônia - FAAM
Bio
Rubens da Silva Ferreira
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Bio

Published 2023-02-21

Keywords

  • Fundação Biblioteca Nacional – Brasil,
  • Marketing de Bibliotecas,
  • Mídia social

How to Cite

Serra, R. R. B., & Ferreira, R. da S. (2023). Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 19, 1–23. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1861

Abstract

Discute o uso das mídias sociais como estratégia de marketing. Utiliza a experiência da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil) como caso, a fim de verificar a aplicação dos quatro componentes do mix de marketing (produto, preço, praça, promoção) nos perfis dessa unidade de informação no Instagram, no YouTube e no Twitter. Recorre à pesquisa bibliográfica na busca de fontes sobre mídias sociais, marketing e mix de marketing. Adota como recorte temporal o ano de 2020, a fim de analisar o material empírico produzido e compartilhado pela FBN nas mídias sociais durante os primeiros 10 meses da pandemia de COVID-19 no Brasil. Os resultados mostram que os conteúdos postados na forma textos, imagens e vídeos correspondem à informação ofertada sobre produtos e serviços, e, ao mesmo tempo, à estratégia de divulgação do que a FBN tem a oferecer aos usuários/consumidores. A audiência recebida nas mídias sociais representa o preço pago pelos usuários no consumo da informação produzida e compartilhada pela instituição. Conclui que diante dos entraves impostos ao atendimento presencial pela pandemia de COVID-19, a biblioteca adotou o posicionamento de se manter ativa no meio virtual, utilizando as mídias sociais de forma bem-sucedida como estratégia de marketing.

References

  1. AMARAL, Sueli Angélica do. Os 4Ps do composto de marketing na literatura de Ciência da Informação. Transinformação [online], Campinas v. 12, n. 2, p. 51-60. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZfqDJFzykWbMRcYCJJQhQgR/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 30 jul. 2022.
  2. AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Contribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporânea. Transinformação [online], Campinas, v. 29, n. 2, p. 163-173, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-08892017000200004. Acesso em: 12 maio 2022.
  3. BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
  4. BRAGANÇA, Fábio Ferreira Coelho et al. Marketing, Criatividade e Inovação em Unidades de Informação. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 15, n. 2, abr./jun., 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4717/471755312007.pdf. Acesso em: 12 maio 2022.
  5. BRIGGS, Mark. Jornalismo 2.0: como sobreviver e prosperar. Disponível em: https://journalismcourses.org/wp-content/uploads/2020/08/Journalism-2.0-How-to-Survive-and-Thrive-por.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
  6. COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 2 ed. São Paulo: Atlas. 1992.
  7. CHURCHILL JUNIOR, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
  8. DOIN, Eliane; SILLAS, Edson Paes. Marketing no varejo. Curitiba: IBPEX, 2007.
  9. FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Histórico. [20--]. Disponível em: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/historico. Acesso em: 22 jun. 2021.
  10. FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatório de gestão 2020. Rio de Janeiro: FBN, 2021. Disponível em: https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/institucionais/relatorio-gestao/ano-2020-7294.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.
  11. GABRIEL, Martha. SEM e SEO: Dominando o Marketing de busca. São Paulo: Novatec, 2009.
  12. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1998.
  13. GIULIANI, Antonio Carlos. Gestão de marketing no varejo. São Paulo: OLM, 2003.
  14. JONES, Gareth R. Teoria das organizações. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2010.
  15. KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento e controle. São Paulo: Atlas, 1998.
  16. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
  17. KOTLER, Philip; LEVY, Sidney. Broadening the Concept of Marketing. Journal of marketing, v. 33, p. 10-15, jan. 1969. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/11124224_Broadening_the_Concept_of_Marketing. Acesso em: 30 jul. 2022.
  18. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de varejo. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
  19. LEITE, Francisco. Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2008.
  20. LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
  21. MARTINO, Luís Sá. Teoria das mídias sociais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Vozes, 2014.
  22. MCCARTHY, Edmund Jerome. Marketing básico: uma visão gerencial. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1960. V. 1.
  23. SILVESTRE, Flor Maria; CUNHA, Murilo Bastos da. Desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias no contexto da pandemia da Covid-19. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 20, n. 00, p. 1-20. 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668168. Acesso em: 16 ago. 2022.
  24. TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, das ciências e da pesquisa. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
  25. TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009.
  26. VAZ, Conrado Adolpho. Google marketing: o guia definitivo de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2008.
  27. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.