Vol. 19 (2023): Jubileu de ouro
Artigos

Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação

Camila Furtado
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Bio
Djuli Machado de Lucca
Universidade Federal de Rondônia
Bio
Andréa Doyle Louzada de Mattos Dodebei Aymonin
Universidade Federal de Rondônia
Bio

Published 2023-07-22

Keywords

  • Desinformação,
  • Biblioteconomia,
  • Fake news,
  • Formação do bibliotecário

How to Cite

Furtado, C., de Lucca, D. M., & Aymonin, A. D. L. de M. D. (2023). Percepções de estudantes de Biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 19, 1–23. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751

Abstract

O objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, é explicitar as possibilidades e ações de combate à desinformação por parte dos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal De Rondônia – UNIR.  Visa, especificamente, analisar como eles enxergam esse fenômeno, as competências que desenvolvem no curso, a atuação do bibliotecário na linha de frente desse problema e o que eles fazem e pretendem fazer para combater a desinformação. Foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de explorar questões sobre desinformação e bibliotecário, seguido de uma coleta de dados, realizada através de entrevistas, feitas remotamente. O procedimento de análise de dados é baseado na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes entendem a desinformação como a produção de notícias falsas, a falta de cuidado com as fontes e a ausência de informação. Também foi possível perceber que eles possuem uma perspectiva responsável em relação à informação, desenvolvendo competências de checagem de fontes e discernimento para identificar um conteúdo confiável. Por fim, foram identificadas suas ações de combate à desinformação tanto no cotidiano quanto futuramente, com o desenvolvimento de projetos que de alguma forma contribuirão para a conscientização desse fenômeno. Dessa forma, este trabalho visou contribuir para a evolução dessa discussão, para que esse assunto seja continuado e explorado por outros pesquisadores.

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