Published
2021-07-27
Keywords
- Competência em informação,
- bibliotecário multiplicador,
- habilidades,
- surdez,
- pais de surdos.
Abstract
Este estudo tem como objetivo investigar como o bibliotecário pode multiplicar e desenvolver ações para a formação da competência em informação dos pais de surdos. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Discute as habilidades que o bibliotecário pode desenvolver para propiciar a competência em informação dos pais de surdos, evidenciando que no contexto da surdez, tanto os bibliotecários quanto os pais precisam formar e aprimorar seus conhecimentos, habilidades informacionais, operacionais e comunicacionais, assim como suas atitudes para que tenham condições de aprender a lidar com a informação e multiplicá-la. Salienta ainda que o bibliotecário multiplicador é um agente de mudanças que defende, coordena e ensina e como tal pode potencializar o aprendizado dos pais de modo que estes possam com base em seu repertório informacional auxiliar os filhos surdos e outros pais. Para finalizar apresenta um conjunto de habilidades necessárias aos bibliotecários e aos pais, que foram divididas em habilidades técnicas, habilidades informacionais e habilidades comunicacionais, sociais e emocionais. Conclui que a formação da competência em informação permite aos pais aplicar as habilidades aprendidas no seu dia-a-dia e que o bibliotecário pode desenvolvê-la dentro e fora da biblioteca.