Vol. 17 No. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP

Danielli Santos Santos da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Bio

Published 2021-07-27

Keywords

  • Competência em informação,
  • Competência midiática,
  • Agenda 2030,
  • ODS-4,
  • Educação.

How to Cite

da Silva, D. S. S. (2021). A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–20. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1634

Abstract

O Brasil vivencia uma crise sanitária extremamente complexa e sem precedentes em virtude da pandemia de Covid-19 que há um ano no país já dizimou mais 500 mil vidas e diante deste cenário de muitas dificuldades, a educação é um dos vários segmentos da sociedade que foram fortemente impactados pela pandemia, pois, desde o fechamento das escolas no ano de 2020 e a adoção do ensino remoto, muitas dificuldades vêm sendo encontradas tanto por alunos como professores. Diante da necessidade de afastamento social a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEDUC, desenvolveu e implantou o aplicativo Centro de Mídias de São Paulo- CMSP. O oferecimento de um aplicativo para ensino remoto articula-se a necessidade do desenvolvimento das Competências Midiáticas e em Informação–CoInfo e das Competências Digitais. Este artigo pretende, portanto, oferecer estudo teórico-prático constituído de Revisão Sistemática de Literatura e pesquisa qualitativa com análise de conteúdo sobre a Competência em Informação e as Competências Digitais, contribuindo  com a inter-relação conceitual  entre ambas,  evidenciando a necessidade de sua melhor compreensão e aplicação como diferenciais nas práticas e vivências voltadas à construção do conhecimento, da aprendizagem independente e da aprendizagem ao longo da vida, articulados aos pressupostos da Agenda 2030, especialmente em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  4 – Educação de Qualidade, diante do cenário de pandemia que ainda estamos vivenciando no ano de 2021.