v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Aprendizagem organizacional como propulsora da competência em informação: um olhar sobre o mapeamento de processos

Maria Fabiana Izídio de Almeida
Unesp Marília
Biografia
Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano
Unesp Marília
Biografia
Fernanda Furio Crivellaro
Unesp Marília
Biografia
Vanessa Ferreira
Biografia

Publicado 29-07-2021

Palavras-chave

  • Mapeamento de processos,
  • Competência em Informação,
  • Aprendizagem Organizacional,
  • Gestão de pessoas.

Como Citar

Izídio de Almeida, M. F., de Carvalho Pazin Vitoriano, M. C., Furio Crivellaro, F., & Ferreira, V. (2021). Aprendizagem organizacional como propulsora da competência em informação: um olhar sobre o mapeamento de processos. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–18. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1609

Resumo

Dentre as competências necessárias para a gestão empresarial, novos aportes têm sido identificados pela Ciência da Informação, tais como a Competência em Informação, que é um elemento relevante para melhoria dos processos gerenciais e técnicos das organizações, que pode contribuir para melhorias na gestão de pessoas. O artigo tem como objetivo identificar quais benefícios o mapeamento de processos pode propiciar ao desenvolvimento do colaborador, tendo em vista a Competência em informação, a partir de uma abordagem de aprendizagem organizacional. Para cumprir este objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, a partir de revisão bibliográfica das áreas afins à pesquisa: Ciência da Informação e Ciência da Administração.  Como resultados, foram identificadas as relações do mapeamento de processos com os atributos da Competência em Informação, considerando o ambiente de aprendizagem organizacional tanto como um conjunto de técnicas, quanto como um elemento da cultura organizacional essencial para a capacidade de criação de oportunidades, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.