v. 18 (2022)
Artigos

Contar histórias e transformar vidas: entre o drama da Covid-19 e a costura de informação, literatura e oralidade na Grande Vitória, ES, Brasil

Marcelo Calderari Miguel
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Brazil
Biografia
Antonio Luiz Mattos de Souza Cardoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Brazil https://orcid.org/0000-0003-4470-3958
Biografia
Sandra Maria Souza de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
Biografia
Rogério Zanon da Silveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Brazil Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
Biografia

Publicado 10-05-2022

Palavras-chave

  • Contação de Histórias,
  • História de Vida,
  • Práticas Discursivas,
  • Oralidade,
  • Interação.

Como Citar

Miguel, M. C., Cardoso, A. L. M. de S., Carvalho, S. M. S. de, & Silveira, R. Z. da. (2022). Contar histórias e transformar vidas: entre o drama da Covid-19 e a costura de informação, literatura e oralidade na Grande Vitória, ES, Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–22. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1601

Resumo

O contexto sociocultural entrelaça a animação cultural e a ambiência lúdica e alarga a arte performance do contar histórias como um artefato da tecnologia ubíqua. Assim, o objetivo do estudo é compreender a atuação dos contadores de histórias profissionais da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e, portanto se analisa a adaptação desses interagentes diante as transformações impostas pelo período de pandemia da Covid-19. A abordagem situa uma perspectiva qualitativa da pesquisa e alcança relatos de vida sobre a profissão e os sentidos que direcionam a ação de expor e dramatizar histórias. Os resultados adentram nas perspectivas e percepções sobre o elemento voz, corpo e presença; para promover conteúdos e, assim, expor sua marca ao público-alvo. A conclusão aponta que novos tempos exigem mais abertura à mídia-educação e as experiências aqui relatadas foram construídas no sentido de impactar as práticas pedagógicas. O contar histórias traz significados e valores ao processo literário e a prática leitora e esse campo de atuação impulsiona as pessoas, fortalece a cultura e as instituições.