Vol. 17 (2021)
Artigos

As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação

Letícia Rodrigues Santos
IF Goiano
Bio
Elisângela Ladeira de Moura Andrade
IF Goiano
Bio
Juliana Cristina da Costa Fernandes
IF Goiano
Bio
Emmanuela Ferreira de Lima
IF Goiano
Bio

Published 2021-12-20

Keywords

  • Competência em informação. Lev Vygotsky. Tecnologia da informação e comunicação. Educação profissional e tecnológica.

How to Cite

Santos, L. R., Andrade, E. L. de M., Fernandes, J. C. da C., & Lima, E. F. de. (2021). As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–15. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489

Abstract

A Competência em Informação compreende um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para que o indivíduo reconheça a necessidade da informação, quando e como acessá-la, avaliá-la criticamente, organizá-la para utilizá-la de forma ética e eficiente para elaboração de conhecimentos. A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca. A educação profissional e tecnológica visa uma articulação no dinamismo histórico-cultural das sociedades em busca da formação humana integral. Nesta perspectiva, o presente trabalho pretende apresentar a teoria da aprendizagem de Vygotsky como possibilidade para o desenvolvimento da competência em informação, por meio de um produto educacional, para os estudantes da educação profissional e tecnológica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, com a fundamentação teórica baseada em revisão de literatura para elucidar os conceitos da teoria da aprendizagem de Vygotsky e da Competência em Informação com foco na educação profissional e tecnológica. Concluiu-se que a teoria vygostyana traz contribuições significativas no que tange ao desenvolvimento da competência em informação para que os estudantes da educação profissional e tecnológica se tornem indivíduos críticos e reflexivos que possam atuar na sociedade podendo transformá-la.